Quem eu sou

Minha foto
Para tudo! Vamos começar de novo. Aqui seria um espaço para troca de livros, mas acabou tornando-se um local de desabafos. Meus desabafos... Porque minha amiga Luciana abandonou o barco por causa de outros projetos e nunca mais postou nada. Então ela me pediu que reformulasse o blog e eu, Anoushe, sigo daqui com vocês que gostam de acompanhar um pouco do que fervilha em minha cabeça. A finalidade continua sendo trocar ideias, portanto, preciso mais da ajuda de vocês. Quem quiser dar sugestões para futuros textos, mande um e-mail. Podem também enviar textos sobre um livro que leram, uma música que os emocionou, peça de teatro, filme, enfim... Haverá um espaço reservado para suas impressões, tornando esse blog mais participativo e realizando uma efetiva troca de ideias. Conto com vocês, como sempre, para dar seguimento a isso que considero vital: trocar ideias, apreciar a arte, observar e conhecer pessoas e escrever... escrever... escrever...! "Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..." - Clarice Lispector

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mulheres que gostam de flores

Amigos, segue mais uma crônica para vocês opinarem.
Bom dia a todos
Anoushe

Estava conversando com uma amiga sobre presentes preferidos. Ela me contou que havia ganhado um botão de rosa no dia anterior e havia se apaixonado pela atitude do rapaz, atitude cada vez menos frequente por sinal. Foi quando ela me disse que ama receber flores. E eu prontamente concordei: entre joias e flores, prefiro sempre flores. Aí parei para pensar que existem mulheres que gostam de flores e outras que gostam de joias. Assim como existem homens que dão flores e outros que dão joias.

Quem sou eu para tentar entender porque existem e onde se escondem as sutilezas das preferências... não tenho o "bastão da sabedoria", mas tento entender do mesmo jeito. Afinal a gente aprende é tentando entender coisas, não é??? E lá fui eu tentar entender porque existem mulheres que gostam de joias e outras de flores. Comecei por mim e em mim parei: gosto de flores. Aliás, prefiro as flores. E vai além do ato romântico em si. Prefiro as flores, primeiro, porque são vivas. São cheirosas, coloridas, sedosas, lindas, algumas até com sabor... As joias são frias, insípidas, inodoras ... bonitas são, tenho que admitir, e transformam uma mulher... mas transformam qualquer mulher, coisa que as flores não fazem... As flores não transformam uma mulher, apenas fazem aflorar o que elas já são. O próprio nome já contém tal significado: "afloram". Já parou para enxergar o brilho no olhar de quem ganha flores? É um brilho que transborda felicidade, felicidade que já pertence a essa mulher... um brilho que exterioriza paixão, amizade, gratidão... sei lá... tudo que vier embutido no oferecimento de uma flor. A joia também desencadeia um brilho no olhar, mas parece que quando você a utiliza, de alguma maneira ela te transforma: a básica vira chique, a pobre aparenta riqueza, a simples demonstra luxo, a triste de repente consegue ficar feliz... por isso prefiro as flores.

A joia parece trazer consigo um quê de imponência, poder, que nem a mais rara ou mais bela das flores pretende transmitir. A começar pelo fato de não se pretender ser eterna: a flor vive o tanto que precisa durar - um dia, uma semana, um mês - e perfuma a alma para sempre. Já a joia dura várias vidas, gerações e pode não atingir a alma de ninguém. Ao contrário, às vezes provoca discórdia, brigas em inventários, corações partidos... Por isso prefiro as flores...

Nada contra as joias, elas são necessárias. Afinal, imagine um mundo sem alianças, sem pingentes de coração, sem braceletes e coroas... mas prefiro as flores, porque ao imaginar um mundo sem flores, vejo um mundo cinza, sem cheiro, sem brilho nos olhos, sem sorrisos, sem amor... por isso prefiro as flores.

2 comentários:

  1. Oi amore!!!! Linda a sua crônica!! Eu também prefiro as flores. Assim, disparado na frente! Acho que vale a pena oferecer mais flores para resgatar o brilho dos olhares! Muitos beijos! Flora

    ResponderExcluir
  2. Quando eu venho pro trabalho, passo embaixo de uma árvore de onde caem umas flores lindas, roxas, o arranjo das pétalas é perfeito e sempre tem umas fresquinhas no chão. Uma colega minha notou que sempre tinha uma flor num copinho junto ao meu computador e comentou que não gostava de flores nem mesmo de ganhá-las. Fiquei pensando na minha atitude de "me dar" flores de manhã e me achei um pouco besta..., mas o seu texto me fez repensar. Flores dadas ou colhidas fazem aflorar os melhores sentimentos que a gente já tem. Adorei o texto Nunu!

    ResponderExcluir