Quem eu sou

Minha foto
Para tudo! Vamos começar de novo. Aqui seria um espaço para troca de livros, mas acabou tornando-se um local de desabafos. Meus desabafos... Porque minha amiga Luciana abandonou o barco por causa de outros projetos e nunca mais postou nada. Então ela me pediu que reformulasse o blog e eu, Anoushe, sigo daqui com vocês que gostam de acompanhar um pouco do que fervilha em minha cabeça. A finalidade continua sendo trocar ideias, portanto, preciso mais da ajuda de vocês. Quem quiser dar sugestões para futuros textos, mande um e-mail. Podem também enviar textos sobre um livro que leram, uma música que os emocionou, peça de teatro, filme, enfim... Haverá um espaço reservado para suas impressões, tornando esse blog mais participativo e realizando uma efetiva troca de ideias. Conto com vocês, como sempre, para dar seguimento a isso que considero vital: trocar ideias, apreciar a arte, observar e conhecer pessoas e escrever... escrever... escrever...! "Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..." - Clarice Lispector

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Vazio ao lado

Na semana passada assisti a uma peça de teatro chamada "A Carne do Mundo". O espetáculo é denso, com recursos da psicanálise e da literatura, e tem a proposta de discutir as perversões presentes no dia-a-dia das relações amorosas. E o que mais me chamou a atenção foram os diálogos. Lamentei, mais uma vez, não ter onde anotar algumas frases que me impactaram.

Em algum momento da peça, um deles (do casal) levantou a questão do vazio ao lado: como é conflitante conviver diariamente com uma pessoa, dormir na mesma cama, compartilhar seu corpo, sua rotina e não ter a menor ideia do que se passa na mente e na alma do seu companheiro(a). Ao menos essa foi a minha leitura do que pode ser o vazio ao lado. E isso vale não só para o seu companheiro(a), mas para o colega de trabalho ao lado, mãe, pai, filho(a), vizinho(a), seus empregados(as), enfim...

É muito difícil transpor a obviedade da rotina e penetrar no universo alheio... Ou seja, se ela(e) está comendo, bebendo, trabalhando, logo, está feliz. Será? Talvez você não se pergunte porque te doa muito saber... Mais fácil então manter-se numa zona de conforto, que reforça a solidão acompanhada — não sei o que te incomoda, não sei o que você gosta, não sei o que você quer, não sei o que você sente. A gente vive mesmo é se cercando de justificativas que nos impedem de avaliar o quão ausente somos na vida alheia. E se a consciência não pesa — não ligo porque ele(a) não liga, não pergunto porque ele(a) é fechado(a), não abraço porque ele(a) não gosta — a gente segue achando que está oferecendo o melhor de si.

E é uma via de mão dupla. Você acaba se tornando tão bom em não perguntar e não responder que, dependendo do tempo que permaneça nesse jogo, descobre que já nem sabe mais o que esconder: um dia você acorda e já não sabe mais o que você gosta, o que você quer, quem é você. Doido o ser humano, não? Como a gente complica onde não deveria existir complicação...

Li um trecho de uma crônica da Marta Medeiros, referindo-se a relacionamentos amorosos, e finalizo com ele para vocês refletirem um pouco mais...
"... Mas amar também dói muito quando ele não sabe o que você sente. Não engane tal pessoa, não seja grosso(a) e rude esperando que ela(e) adivinhe o que você quer. Não o force a terminar contigo, pois a melhor forma de ser respeitado é respeitando."

3 comentários:

  1. Interessante! Já ouvi por aí dizerem que a pior solidao é a "solidao a dois", essa "solidao acompanhada". Em muitos relacionamentos isso ainda persiste porque muita gente nao tem coragem de enfrentar os fatos, libertar o outro ou se libertar, quem sabe...Porque é muito mais fácil viver na zona de conforto e ir empurrando com a barriga.

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida! Gracias por compartilhar seus pensamentos! Então, eu iria mais longe. Eu iria no meu relacionamento comigo mesma. Quantas vezes tenho deixado de sair da zona de conforto porque não me interessa mudar, porque vai doer, porque vai mexer com tanta coisa já guardada e assentada. Pois a melhor coisa é sacudir a poeira, levantar tudo, sair da zona de conforto e conversar consigo mesmo! A vida fica muito mais bonita e muita coisa se transfere para os relacionamentos a dois e também com a família, os amigos, os colegas de trabalho e o mundo! Eu recomendo o diálogo interno!!! Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Amei, Nunu!!Que orgulho da minha amiga escritora, com esta sensibilidade, criatividade e humanidade!! Parabens a vcs por esta linda iniciativa!! Beijos, Liliane

    ResponderExcluir