Outro dia desses estava ouvindo uma música da cantora Maria Rita que me chamou a atenção: "...Batuque o coração para me ver chegar..." Fiquei refletindo sobre o que realmente faz batucar nosso coração e sobre como é bom quando você faz um coração batucar.
Coração batucando nos remete logo ao amor entre homem e mulher, ou melhor, à paixão. Vem aquela ansiedade gostosa que te faz brigar com o tempo para que ele passe rápido e logo você possa encontrar o ser amado. E depois, quando já estão juntos, brigar novamente com o tempo porque você quer que ele passe va-ga-ro-sa-men-te e só de pirraça ele resolve voar... E o coração batuca enquanto o corpo mal responde, você fica lá, inerte, com um sorriso congelado no rosto. Como dizem os belos versos de Mario Quintana, "... E o homem taciturno ficou imóvel, sem compreender nada, numa alegria atônita. A súbita, a dolorosa alegria de um espantalho inútil. Aonde viessem pousar os passarinhos."
Mas coração não batuca só na paixão entre homem e mulher, afinal, é a paixão que nos move, que faz cada despertar diferente e nos salva da apatia. Coração batuca em todos os tipos de paixão. Por exemplo, na paixão pela arte: assistimos a uma peça ou a um filme que nos toca e está lá o coração a batucar; lemos um livro que muda nossa vida ou um texto que gostaríamos de ter escrito e está lá novamente o coração a batucar; ouvimos uma bela composição musical que provoca uma verdadeira sinfonia no coração ou ainda apreciamos a pintura, que nos permite tentar traduzir traços coloridos em emoção e isso provoca batuques de tantã...
Coração também batuca quando nos oferecem desafios. Diante de um novo projeto, de uma palestra brilhante com novas perspectivas ou de um trabalho desafiador está lá o coração a batucar...O advogado redigiu uma peça brilhante, o jornalista deu um furo, o médico salvou uma vida e o coração está lá a batucar, como em uma escola de samba!
São tantos os sentimentos que fazem batucar o coração... Um simples olhar na hora certa, o toque da mão pequenina de um filho, uma palavra amiga, um abraço apertado, a lambida agradecida do seu cão... Esses pequenos momentos é que constroem a tão almejada felicidade. Por isso penso ser importante fazer boas escolhas, dentro do que nos cabe escolher, é claro! E incluir a paixão na maioria dessas escolhas talvez seja o segredo para começar um bom dia, que somado a outros vai tornar o ano melhor e que somado a muitos outros vai nos proporcionar uma vida feliz.
Afinal, vida feliz é isso: momentos de coração a batucar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário