Quem eu sou

Minha foto
Para tudo! Vamos começar de novo. Aqui seria um espaço para troca de livros, mas acabou tornando-se um local de desabafos. Meus desabafos... Porque minha amiga Luciana abandonou o barco por causa de outros projetos e nunca mais postou nada. Então ela me pediu que reformulasse o blog e eu, Anoushe, sigo daqui com vocês que gostam de acompanhar um pouco do que fervilha em minha cabeça. A finalidade continua sendo trocar ideias, portanto, preciso mais da ajuda de vocês. Quem quiser dar sugestões para futuros textos, mande um e-mail. Podem também enviar textos sobre um livro que leram, uma música que os emocionou, peça de teatro, filme, enfim... Haverá um espaço reservado para suas impressões, tornando esse blog mais participativo e realizando uma efetiva troca de ideias. Conto com vocês, como sempre, para dar seguimento a isso que considero vital: trocar ideias, apreciar a arte, observar e conhecer pessoas e escrever... escrever... escrever...! "Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..." - Clarice Lispector

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Recomeçar

Quantas vezes a vida nos dá a chance de recomeçar? A cada nascer do sol, a cada findar do dia...a cada segundo que nos sentimos fortes e temos a coragem de enfrentá-la. Acordar, dormir, respirar e conseguir dizer para ela: hoje eu posso mais. Porque como diz Guimarães Rosa: o que ela (a vida) quer da gente é coragem.

E para recomeçar é preciso mesmo muita coragem, seja lá o que for... Recomeçar a trabalhar, a amar, a caminhar, a viver uma vida a dois, a viver sem o "dois" da sua vida, a viver sem amadas presenças, a viver com difíceis lembranças... Enfim, há recomeços mais difíceis do que outros, mas todos exigem coragem.

Tendo coragem a vida nos surpreende — um belo dia você se depara recebendo uma promoção no novo trabalho, encontrando um novo amor, conseguindo falar sorrindo sobre a pessoa que partiu e se esquecendo da difícil lembrança... mas sem recomeçar nada disso é possível.

Por isso é preciso exercitar o recomeçar, a cada segundo, mais e mais... Porque cada recomeço é um começo mais perfeito que o anterior. Ainda que não seja melhor, é mais perfeito porque já houve uma tentativa e coragem é acima de tudo tentar.

Tente recomeçar a sorrir depois de uma derrota, a abraçar depois de um desentendimento, a perdoar depois de um tropeço, porque, ali mais adiante, o tropeço será seu e muita gente vai recomeçar a entender os seus motivos, a esquecer as suas fraquezas, de novo e de novo e de novo.
Sempre há tempo de recomeçar, porque a gente só deixa de recomeçar quando termina a vida. E para os que acreditam em outras vidas, nem assim deixamos de recomeçar...

2 comentários:

  1. Bela reflexão, Anoushe! :)
    Recomecemos então! Sempre!

    ResponderExcluir
  2. Também achei muito bela a reflexão.
    Aliás, achei muito incentivadora.
    Muitas vezes ficamos paralisados em algo que não nos faz feliz por conta do medo de recomeçar.
    Tudo bem que o novo sempre assusta, pois não temos como prever as consequencias de uma escolha.
    Mas o novo nos abre a porta para uma infinidade de "finais" para a história da nossa vida que não experimentaremos se formos covardes.
    Assim, podemos perder um final feliz que estaria preparado para nós.
    AMEI O POST!!!
    Bejinhos!
    inventandovida.blogspot.com

    ResponderExcluir